'

Considerações sobre a arte e a criação



Hans Hofmann, pintor germano-americano e professor teórico,  é uma das figuras mais importantes da arte americana do pós-guerra. Célebre por suas exuberantes, telas cheias de cores, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do expressionismo abstrato. 

Hans Hofmann em seu atelier pintando uma obra
Hans Hofmann e uma de suas obras

Excertos de suas aulas.

Termos

      Natureza: 
A fonte de toda inspiração.
Se o artista buscar os seus trabalhos diretamente na natureza, na memória ou na fantasia, a natureza sempre será a fonte dos seus impulsos criadores.

      O Artista:
É o agente em cujo pensamento a natureza se transforma numa fonte de criação.
O artista aborda os seus problemas do ponto de vista metafísico. Sua faculdade intuitiva de sentir as propriedades inerentes às coisas domina o seu instinto criativo.

       Criação
É a síntese do ponto de vista do artista, da matéria, do espaço e da cor.
A criação não é a reprodução do fato observado.

      Espaço positivo:
É a presença da matéria visível

      Espaço negativo:
É a configuração ou a "constelação" dos vazios entre e em volta da matéria visível.

      Cor:
No sentido científico, partículas de luz: no sentido artístico, a percepção das diferenças plásticas e psicológicas da nuanças de luz.  Essas diferenças são concebidas como intervalos de cor, os quais se assemelham às tensões, vale dizer, às forças correlacionadas entre duas ou mais formas sólidas.
      Visão:
Na natureza, a luz cria a sensação de cor; num quadro, a cor cria a luz. É o estímulo do nervo ótico causado pela luz; artificialmente, é a consciência das variações na natureza desse estímulo que permite a distinção do espaço negativo do positivo e da cor.
      Empatia:
É a projeção imaginativa da consciência de uma pessoa sobre a outra, ou sobre alguma coisa. na experiência visual, a faculdade intuitiva para sentir as propriedades das relações (ou tensões) formais e espaciais e descobrir as características plásticas e psicológicas da forma e da cor.

      Meio de expressão:
São os meios materiais através dos quais as ideias e emoções adquirem uma determinada forma visível.
Cada meio de expressão tem sua própria natureza e vida, de acordo com as quais os impulsos criativos são visualizados. O artista deve não só interpretar criatividade  a sua experiência da natureza como também traduzir o seu sentimento da natureza numa interpretação criativa do meio de expressão. A natureza do meio de expressão se faz em parte através do entendimento da natureza e em parte através do processo de criação.

      Plano pictórico:
É o plano ou superfície onde a pintura existe. A essência do plano pictórico é a total ausência de revelo. Plano é sinônimo de duas expressões.

      Plasticidade:
É a transferência da percepção tridimensional para duas dimensões. Uma obra de arte é plástica quando a mensagem pictórica está integrada ao plano pictórico e quando a  natureza está incorporada aos termos das propriedades do meio de expressão.

      Espiritualidade:
É a síntese intelectual e emocional das relações percebidas, racional ou intuitivamente, na natureza. 
A espiritualidade no sentido artístico não se confunde com a conotação religiosa.

      Realidade:
Artisticamente é uma consciência. 
Há dois tipos de realidade: a física, apreendida pelos sentidos, e a espiritual, criada, emocional e intelectualmente, pelos poderes conscientes e inconscientes da mente.

Fim


0 comentários:

Obrigada por chegar até aqui. Seu comentário será valioso para que eu receba através dele, a sua opinião, prova da nossa interação.

Esse blog foi feito para você.

" ARTE é o conhecimento usado para realizar determinadas habilidades ou beleza transcendente de um produto de atividade humana".


Elma

Copyright © 2013 Espaço das Artes and Blogger Templates - *.